O Conselho Nacional das Entidades de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Conessp) realizou em Brasília o 1º Congresso da Entidade, reunindo grandes nomes nacionais para discutir um melhor gerenciamento da saúde suplementar nos 15 estados que têm seus institutos ligados ao Conessp.

A abertura foi feita pela presidente Dra. Daniele Aita, que acolheu os presentes, agradeceu a participação e desejou boa sorte nas discussões. “Foram palestras que trouxeram os grandes desafios da saúde suplementar atualmente e que nos permitiram dialogar sobre as boas práticas na gestão e trocar experiências a partir do que dá certo em cada estado”, destacou Dra. Daniele.

Os temas abordados nas palestras foram:

– “O Envelhecimento da População Brasileira e Seus Impactos na Assistência à Saúde”, com a Dra. Goldete Priszkulnik, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM).
– “Cenário Econômico e Impactos no Setor de Saúde”, com Anderson Mendes, presidente da Unidas Autogestão.
– “Como Assegurar a Incorporação de Novas Tecnologias diante do Baixo Financiamento dos Institutos de Assistência à Saúde de Servidores”, com o Dr. José Claudio Casali da Rocha, head de Oncogenética do Hospital A.C. Camargo São Paulo.
– “A Prática de Gestão de OPMEs: Como Padronizar? Negociações com Fornecedores, Nomenclatura. Apresentação de Cases”, com a enfermeira Helena Maria Romcy, presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores (ABEA).
– “Tratamento Oncológico: Presente e Futuro”, com o Dr. Stephen Stefani, presidente do Capítulo Brasil da ISPOR.
– “Como os Dados Clínicos e Econômicos Devem Ser Utilizados na Criação de uma Linha de Cuidado em VBHC?”, com o Dr. Cesar Abicalaffe, presidente do IBRAVS.

O SC Saúde, uma das entidades associadas ao Conessp, foi representado pela diretora de Saúde do Servidor Jaqueline Severino Amaral Dias e pela gerente de Contas Médicas do Plano SC Saúde Maria Cristina Alves. “Muitos temas importantes foram abordados neste primeiro encontro da entidade. Saio daqui mais convicta de que o uso da tecnologia e da inteligência artificial ajudará cada vez mais na gestão das entidades de saúde e principalmente aos pacientes, que terão tratamentos menos invasivos e com maior eficiência no combate à sua doença. Isso com certeza é um grande avanço”, destaca a diretora Jaqueline.

O Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos foi criado para concentrar os interesses comuns dos órgãos de assistência médica dos servidores públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal, visando aprimorar a excelência dos serviços prestados com o intercâmbio de experiências e geração de conhecimento, onde são desenvolvidas e disseminadas as melhores práticas do sistema de saúde no território nacional.

Atualmente, o Conessp conta com a representação de 15 estados brasileiros, abrangendo uma população de aproximadamente 5,5 milhões de vidas dentro de um universo de mais de 13 milhões de servidores que utilizam os serviços de saúde destas entidades de assistência.