Dia da Não Violência

Dia da Não Violência

O dia 30 de janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi, cujo assassinato ocorreu nessa data em 1948.

A data é bastante pertinente no momento atual e cada um de nós pode contribuir para a cultura da paz. Mas como?

Tenha paciência e compreensão com os mais velhos: Lembre-se, você também irá envelhecer.

O trânsito é de todos: Você não é o único que tem de chegar num destino. Tenha calma, saia antes e não permita se contaminar com a intolerância dos outros.

Educação é diferente de escolaridade: As pessoas são iguais em direitos e obrigações. Trate a todos com igualdade e respeito.

Criança aprende com exemplos: Se a criança vive num ambiente de brigas, ofensas e palavrões, é isso que ela irá reproduzir. Qual exemplo você está dando?

Cuidado com o consumo de bebida alcoólica: Todas as formas de drogas podem contribuir para a violência, porém a mais frequente e de fácil acesso é o álcool, que altera de forma significativa o estado comportamental do indivíduo.

Você é único: Lembre-se que a forma de ver o mundo, a criação e a cultura das pessoas podem ser diferentes da sua. Tenha respeito e tolerância com as diferenças de etnia, raça, religião, política e gênero. Ninguém é igual a ninguém e nem deve ser. Aprender com as diferenças é o que nos faz viver em sociedade.

Viver em paz depende de todos nós. É um exercício constante de paciência, tolerância e respeito. Vamos exercitar?

Angela P. Barcelos
Assistente Social
CRESS 12ªR: 2325Dr. Carlos Eduardo Porsch
Responsável técnico CRM/SC 14229

Loading...