Perguntas Frequentes

Quais tipos de prestadores podem solicitar credenciamento?

Médicos de todas as especialidades, Hospitais, Laboratórios e Clínicas. Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Nas regiões onde houver insuficiência de rede, o SC Saúde poderá deliberar a contratação sob forma de pessoa física, por período de 01 ano, até que o prestador possa constituir pessoa jurídica para o atendimento.

Tenho que criar login e senha?

Sim, o login e senha serão necessários para acessar o sistema de credenciamento do Plano SC Saúde.

Qual e-mail devo informar no item “criar minha conta”?

Deverá ser um e-mail já existente e ativo, pois neste e-mail o prestador receberá informações acerca do seu credenciamento.

Quais contatos estão disponíveis para esclarecer dúvidas e obter informações sobre o credenciamento?

O contato pode ser realizado pelo e-mail comissaoscsaude@sea.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 648 1221.

Devo cadastrar todo o corpo clínico do hospital ou clínica?

Sim, você deve cadastrar os médicos ligados ao corpo clínico. No entanto, somente poderão ser cadastrados como pessoa física, se o médico receber o honorário via hospital/clinica. Por exemplo: médicos de pronto socorro, UTI e plantonistas que são funcionários ou mantém vinculo com o hospital/clinica e portanto são pagos pelo hospital, entram como pessoa física.
Mas os médicos ou demais profissionais que irão receber direto do SC Saúde, devem cadastrar suas pessoas jurídicas e o hospital apenas faz o vinculo com o CNPJ cadastrado.
Ou seja, os profissionais do corpo clínico de um hospital ou clínica podem ser formados por pessoas físicas (pagamento via hospital/clinica) e/ou pessoas jurídicas (pagamento direto aos mesmos). Vale ressaltar que a clínica e/ou hospital só conseguirá finalizar o seu credenciamento depois que o médico finalizar o seu credenciamento.

Tenho um médico que atende em um consultório e em um hospital também, mas, no consultório irá receber como pessoa jurídica e no hospital trabalha como funcionário, como este médico deve fazer o cadastro? E o hospital como deve proceder?

O médico faz o seu cadastro como “profissional da saúde” para receber os valores referente ao atendimento realizado em seu consultório, e o hospital cadastra o mesmo médico como pessoa física em seu corpo clínico.

Sou médico e tenho 6 especialidades, posso cadastrar todas?

Não, conforme CFM, Resolução nº 1666/2003, o médico pode divulgar no máximo duas especialidades médicas. Porém, poderá cadastrar no ícone “Serviços e Especialidades” todos os serviços que irá prestar ao Plano SC Saúde.

Minha empresa é de prestação de serviço e o meu sócio não atende junto comigo. Ele atende em outro consultório, eu preciso mandar o alvará dos dois consultórios?

Cada local de atendimento possui necessariamente um CNPJ, ou seja, dois cadastros, desta forma deve possuir também um Alvará Sanitário para cada estabelecimento conforme normas da Vigilância Sanitária.

Ao acessar o site para o pré-cadastramento, é solicitado o CNPJ, e abaixo o CRM e especialidade, mas para apenas um profissional. Minha dúvida, é como efetuar este cadastro, considerando que junto a nossa clínica, credenciaremos 6 médicos em diversas especialidades e existe campo para apenas um médico?

Nesse caso você selecionou como “tipo de prestador – profissional de saúde”, a opção “profissionais da saúde” permite cadastrar somente um médico pessoa jurídica e sua especialidade. Para cadastrar mais de um médico, o “tipo de prestador” a ser selecionado tem que ser “clínica”. Assim, será possível acrescentar todo corpo clínico além de suas especialidades.

A página na web para o credenciamento expira automaticamente?

Sim, por motivo de segurança a página de credenciamento expira a cada 20 minutos, caso não esteja sendo utilizada.

No item conta bancária, pode-se informar qualquer banco e conta corrente?

Não, somente serão aceitas as contas correntes do Banco do Brasil, onde o titular da conta seja a pessoa jurídica indicada na razão social.

Pode-se realizar o cadastramento das informações de credenciamento por partes ou deve ser todo de uma única vez?

Sim, pode ser por partes onde deverão ser salvos os dados já informados para não ter que digitá-los novamente. O cadastro ou inclusão de documentos poderá ser incluído aos poucos. Importante sempre clicar em “validar cadastro” na tela “home” para atualizar as alterações/inclusões realizadas.

O sistema valida o cadastro com alguns campos obrigatórios em branco?

O prestador consegue validar o cadastro, porém só conseguirá finalizar a sua candidatura ao credenciamento depois que todos os campos obrigatórios forem preenchidos.

Há limite para anexo ou tamanho de documentos no cadastramento do site?

Não há limite para quantidade de documentos, somente para tamanho do documento, onde o sistema aceita até 3 MB, ultrapassando este limite o documento deve ser compactado.

Como devo cadastrar um médico que atende sozinho em uma clínica (razão social) onde não realiza exames?

O mesmo deverá ser cadastrado como “Profissional de saúde”.

Quem é o responsável técnico nos prestadores?

No consultório é o próprio médico, nas clínicas e hospitais tem um médico responsável, ou outro profissional, dependendo o tipo de prestação de serviço, conforme legislação do Conselho Profissional de cada categoria.
Aqueles hospitais que mantém estrutura de Alta Complexidade deverão cadastrar um responsável técnico conforme a especialidade ou serviço de alta complexidade cadastrado.

Posso cadastrar somente a matriz e colocar os diversos endereços de minhas filiais?

Não, conforme legislação cada estabelecimento deverá ter seu próprio CNPJ (matriz e filial), assim, cada estabelecimento deve ter sua documentação e CNES próprios. Desta forma, você deverá efetuar um cadastro para a matriz e outro para filial com e-mail válidos distintos. O endereço para correspondências pode ser o mesmo, assim, a matriz poderá controlar os recebimentos de correspondências das filiais.

O que quer dizer “o corpo clínico deverá ter feito submissão ao credenciamento”?

Significa que os médicos do corpo clínico que são pessoas jurídicas e receberão direto do SC Saúde deverão fazer seu cadastro e ter aderido ao credenciamento.

Os hospitais podem solicitar credenciamento para quantas especialidades médico-hospitalares?

Não há limite de número de serviços prestados. O Rol de cobertura do Plano SC Saúde deve ser respeitado.

O que significa CNES?

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, que é mantido pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas no site http://cnes.datasus.gov.br/

Para que serve a descrição nos documentos e contratos?

O campo descrição serve para melhor identificação do documento pelo prestador. Vem preenchido automaticamente, porém ele pode ser alterado de forma que fique mais claro a identificação do anexo pelo prestador.
Por exemplo: Você está anexando seu alvará sanitário. Pode descrevê-lo como “Alvará Sanitário atual” ou somente como “Alvará Sanitário”.

Devo escanear e anexar cada um dos documentos solicitados?

Sim, os documentos são obrigatórios, conforme o tipo de empresa cadastrada e devem ser digitalizados (escaneados) e anexados.

Alguns campos como: classificação de tipo de UTI, nível de hierarquia no MS/CNES, acreditação ONA, são obrigatórios. Onde posso conseguir estas informações?

Estas informações são do próprio hospital, podem ser obtidas na administração hospital. Vale lembrar que tais informações são as mesmas informadas e atualizadas no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Quantos representantes cada prestador poderá cadastrar para ser o contato frente ao SC Saúde?

O prestador deverá escolher somente uma pessoa, para ser o contato do prestador com o SC Saúde. Este nome pode ser alterado em qualquer tempo, conforme necessidade do prestador.

O que é campo de imagem do usuário?

É o local onde o prestador poderá inserir sua logo marca, ou foto do estabelecimento, se assim desejar. Estes dados podem ser inseridos posteriormente e não é obrigatório.

No preenchimento do cadastro para credenciamento vários itens que já foram preenchidos aparecem como não preenchidos na página inicial que aparece para validação do cadastro, como proceder?

Você deve clicar em “validar cadastro” novamente e a página será atualizada, sempre que forem realizadas alterações/inclusões no sistema.

No item serviços e especialidades, cadastro de serviço, não consigo cadastrar ou selecionar nada no campo Grupo de Serviços. Como proceder?

Você deverá selecionar primeiro o lote, e após a seleção do lote irão aparecer os serviços. Nos serviços você seleciona quais você deseja disponibilizar para o SC Saúde.